Como estudar de forma estratégica

Você tem estratégia na sua rotina de estudo? Confira dicas!

A aprovação no concurso público pode ser demorada para alguns e mais rápida para outros, principalmente, para quem busca estudar de forma estratégica. Além das salas de aulas lotadas, estudo de lei seca, doutrina ou livros, é preciso ter “estratégia”, ou seja, saber estudar para concurso. Você, realmente, sabe?

O que é estudar de forma estratégica?

É saber o que quer e aonde quer chegar, usando métodos, que podem encurtar o caminho da aprovação. Várias pessoas conseguem se classificar em um bom concurso com pouco tempo de estudo, porque souberam usar as ferramentas adequadas e os recursos que estavam ao seu alcance da melhor forma possível.

Como você estuda? Não adianta apenas ler os materiais, é preciso entender o que está lendo, para que o cérebro possa assimilar bem o conteúdo. O estudante deve estar sempre motivado, ou seja, querer aprender mais e dar o melhor de si.

Como estudar de forma estratégica?

Há várias ferramentas que auxiliam o estudante a alcançar mais rápido a aprovação. Quando estiver lendo, procure grifar as partes mais importantes do material. Assim, quando você voltar para fazer a revisão, pode focar apenas nesta parte. Assim, você otimiza tempo, inclusive para fazer o seu resumo.

O cérebro aprende por repetição, por isso, busque repetir para si mesmo, o que deve ser decorado. Neste sentido, você pode ler em voz alta, por exemplo, ou imprimir em cores diferentes os itens e colar em um lugar visível.

Estudar de forma estratégica é usar métodos de estudo a fim de conseguir a aprovação e ir bem na prova. Você dispõe de pouco tempo para estudar? Já pensou em usar fichas? Nas fichas você pode escrever as partes importantes de cada conteúdo e carrega-las em qualquer lugar. Assim, você estuda enquanto estiver no ônibus, metrô, filas, entre outros locais. Que tal experimentar?

Você tem o horário de almoço corrido? Aproveite para fazer exercícios. Por exemplo, tem duas horas? Almoce em uma hora e use o resto do tempo para fazer uma revisão ou resolver exercícios. Enfim, saiba aproveitar o tempo que tem para investir no seu objetivo. Isso é estudar de forma estratégica.

Lembre-se de que os seus pensamentos são influenciados pelas suas ações. Por isso, mantenha a mente livre de energias negativas ou crenças limitantes. Você é capaz de passar em qualquer concurso que almejar, por isso, tenha pensamentos positivos e faça a sua parte para que as coisas possam acontecer.

Recomendamos

Comente