Como fazer uma boa prova em concursos públicos

Você consegue se concentrar e aproveitar bem o tempo disponível para fazer a prova? Confira algumas dicas e veja, também, como guardar algumas informações das aulas.

Ansiedade, nervosismo e medo são sintomas comuns no dia da prova. Nem sempre é fácil segurar esses sentimentos. Mas, as emoções precisam ser equilibradas, porque a tranquilidade é fundamental para se fazer uma boa prova de concurso público.

Conheça algumas dicas de como fazer uma boa prova em concursos públicos e guardar os conteúdos de aprendizado no cérebro.

Ao assistir a aula, grave o máximo de conteúdo que puder, e depois estude-a com afinco. Tenha o hábito de estudar o que foi dado no mesmo dia, e aproveite para ler, reler e memorizar as informações mais importantes do conteúdo. Durante a aula, escreva, anote ou grave.

Depois que estudar o que foi dado, faça exercícios para memorizar, porque o cérebro aprende melhor quando é exercitado.

Não falte a aula, a não ser por um motivo que você, realmente, não possa ir. Ao assistir bem uma aula você familiariza o assunto e como consequência há economia de tempo, principalmente, na véspera de prova.

Converse com o seu professor e tire todas as dúvidas que quiser. Ou seja, não leve dúvida para casa e não tenha medo de perguntar, por mais “boba” que você ache que a pergunta possa ser.

Tenha o hábito de estudar diariamente, mas com qualidade. Não importa se você estuda 12 ou 2 horas por dia, o importante é o seu rendimento durante o tempo que você tem disponível Desta forma, valorize as horas diárias que tem e estude com garra e determinação.

No dia da prova, durma bem. O sono é fundamental para conseguir ter atenção durante o momento da prova, por isso, tente dormir, em média, 8 horas antes. Lembre-se de que ir para uma prova de concurso público com sono e cheio de cafeína as chances de tirar uma nota baixa são grandes.

Cuide da alimentação na véspera da prova, ou seja, não coma comidas pesadas e gordurosas. O cérebro precisa de energias e nutrientes de qualidade, por isso, escolha bem os alimentos que vai ingerir. Opte por barras de cereais, frutas e sucos naturais. Por exemplo, as frutas vermelhas contêm zinco, que é um nutriente fundamental para uma boa memória.

Não tenha preguiça durante a prova, lembre-se de que é a sua chance e a sua vaga. Tenha postura, atitude e pensamento positivo que você vai gabaritar, porque estudou e merece a sua chance para ingressar no concurso público. Revise a prova e aproveite todo o tempo disponível que tiver.


Comente