Como retomar uma carreira depois dos 40 anos

Voltar ao mercado de trabalho depois dos 40 anos de idade pode parecer uma missão quase impossível para a maioria das pessoas. Mas isso não é verdade. Retornar ao dia-a-dia do trabalho pode ser bem mais fácil do que se imagina.

O primeiro passo para enfrentar a realidade é se focar nos seus objetivos, esquecendo os mitos de que as chances no mercado se encerram depois dos 40. É possível sim ter um recomeço promissor, mas também é possível que haja dificuldades pelo caminho. O importante é não desistir.

São inúmeras as oportunidades oferecidas hoje em dia para pessoas mais maduras. É possível, inclusive, que você encontre oportunidades melhores que seus antigos cargos. Procure sempre acreditar em você mesmo, nos seus talentos e na sua experiência profissional e pessoal.

Seja confiante, procure reconhecer seus diferenciais em relação aos demais profissionais do mercado de trabalho. Depois disso, encontre as áreas nas quais você tem interesse em atuar e comece a procurar oportunidades nestas áreas.

Evite a ansiedade. Corra atrás dos seus objetivos, mas não desista caso não consiga uma vaga na primeira oportunidade. Crie estratégias pessoais para apresentar-se da melhor maneira, mostrando todo o seu potencial profissional.

Se, apesar da sua experiência profissional anterior, você não se sentir seguro, procure fazer cursos de reciclagem ou cursos novos, de outras áreas, para atualizar e melhorar seu currículo. Invista em você mesmo, estude e procure encurtar caminhos rumo ao seu sucesso.
Encare sem medo as entrevistas, seja confiante e não recuse uma vaga que esteja aquém de suas expectativas se você perceber que há oportunidades futuras de crescimento dentro da empresa. Lembre-se de que tudo tem um (re)começo.


6 Comentários

  • isso e balela o mercado de trabalho simplesmente nos ignora principalmente os hospitais particulares ao saber que temos mais de 40 anos dizem que nao temos o perfil da empresa so nos aceitam se tivermos o qi isto e quem indica.

  • Eu acredito que isto seja um mito do passado, porque hoje em dia a demanda de profissionais é muito grande, que as empresas precisam muito de pessoas com experiência, tanto que pessoas aposentadas estão retornando ao mercado para complementar seus ganhos.

  • Tenho mais de quarenta anos, faço cursos de capacitação, só que na minha cidade o PAT (posto de atendimento ao trabalhador) só posta vagas para pessoas de 18 a 35 anos de idade. Diz que é exigência do empregador. Isto não seria discriminação? Acho que não poderia as empresas colocar esse filtro às vagas disponíveis. Dê-nos uma chance pelo menos de fazer parte da Entrevista. Concordam comigo??

  • hj essa juventude ñ querem nada com nada, convoquem eles pra trabalhar no terceiro turno de uma empresa pra ver se eles querem, eles querem baladas bebidas e outras coisas mais.

Comente