Como retomar uma carreira depois dos 40 anos

Voltar ao mercado de trabalho depois dos 40 anos de idade pode parecer uma missão quase impossível para a maioria das pessoas. Mas isso não é verdade. Retornar ao dia-a-dia do trabalho pode ser bem mais fácil do que se imagina.

O primeiro passo para enfrentar a realidade é se focar nos seus objetivos, esquecendo os mitos de que as chances no mercado se encerram depois dos 40. É possível sim ter um recomeço promissor, mas também é possível que haja dificuldades pelo caminho. O importante é não desistir.

São inúmeras as oportunidades oferecidas hoje em dia para pessoas mais maduras. É possível, inclusive, que você encontre oportunidades melhores que seus antigos cargos. Procure sempre acreditar em você mesmo, nos seus talentos e na sua experiência profissional e pessoal.

Seja confiante, procure reconhecer seus diferenciais em relação aos demais profissionais do mercado de trabalho. Depois disso, encontre as áreas nas quais você tem interesse em atuar e comece a procurar oportunidades nestas áreas.

Evite a ansiedade. Corra atrás dos seus objetivos, mas não desista caso não consiga uma vaga na primeira oportunidade. Crie estratégias pessoais para apresentar-se da melhor maneira, mostrando todo o seu potencial profissional.

Se, apesar da sua experiência profissional anterior, você não se sentir seguro, procure fazer cursos de reciclagem ou cursos novos, de outras áreas, para atualizar e melhorar seu currículo. Invista em você mesmo, estude e procure encurtar caminhos rumo ao seu sucesso.
Encare sem medo as entrevistas, seja confiante e não recuse uma vaga que esteja aquém de suas expectativas se você perceber que há oportunidades futuras de crescimento dentro da empresa. Lembre-se de que tudo tem um (re)começo.


Receba mais notícias sobre Concursos no seu email. Grátis.
Leia também:
  • Recolocando-se no mercado depois dos 45 anos
  • Perder o emprego por qualquer que seja o motivo já é assustador pela insegurança que essa situação gera. O salário, os benefícios e a tranquilidade de saber que não há mais data certa para entrada de dinheiro. Perder o emprego depois dos 45 anos, no Brasil, é mais assustador ainda pois nosso mercado de trabalho

  • Dicas para fazer um currículo
  • O currículo é um documento fundamental para concorrer a uma vaga, seja de estágio, trainee ou trabalho com carteira assinada, pois é ele que apresenta você como profissional à empresa na qual deseja trabalhar. Por isso, é imprescindível ficar atento na hora compor seu currículo.A principal regra básica é não ultrapassar duas páginas para apresentar

  • Como escolher um bom material de estudo!
  • A escolha do material de estudo é fundamental para garantir uma boa preparação para as provas de concurso público. Não é difícil ver materiais desatualizados ou incompletos pela internet, por isso, é essencial que o candidato busque não apenas preço no momento de escolher a matéria, mas, principalmente, qualidade, que é o que vai fazer

  • Já pensou em fazer um concurso escada?
  • Que tal estudar para um concurso mais “simples”, antes de tentar os cargos Top’s? Já pensou nessa ideia? Veja as dicas! Você já pensou em tentar um concurso- escada? Ou melhor, sabe o que é isso? Muitos concurseiros, antes de estudar para os cargos que sonham e realmente almejam – que são concursos TOP’s como Auditor

  • Que tal focar os seus estudos no TRT – MG?
  • O concurso do Tribunal Regional do Trabalho do estado de Minas Gerais deve ser publicado em breve. A expectativa é que o edital seja lançado ainda em março e a organizadora do certame será a Fundação Carlos Chagas. O edital deve contemplar oportunidades para nível médio e superior. A remuneração inicial para o cargo de

6 Comentários

  1. estela disse:
    isso e balela o mercado de trabalho simplesmente nos ignora principalmente os hospitais particulares ao saber que temos mais de 40 anos dizem que nao temos o perfil da empresa so nos aceitam se tivermos o qi isto e quem indica.
  2. deize luci dos santos disse:
    porque na area de trabalho ……
    fica mas dificel depois dos 40anos
  3. Walter disse:
    Eu acredito que isto seja um mito do passado, porque hoje em dia a demanda de profissionais é muito grande, que as empresas precisam muito de pessoas com experiência, tanto que pessoas aposentadas estão retornando ao mercado para complementar seus ganhos.
  4. MARIA DE JESUS disse:
    EU JA TENHO MAIS DE 40 ESTOU PRECISANDO FAZER UNS CURSOS PELO CETM QUERIA MAIS INFOMAÇAO
  5. Ale disse:
    Tenho mais de quarenta anos, faço cursos de capacitação, só que na minha cidade o PAT (posto de atendimento ao trabalhador) só posta vagas para pessoas de 18 a 35 anos de idade. Diz que é exigência do empregador. Isto não seria discriminação? Acho que não poderia as empresas colocar esse filtro às vagas disponíveis. Dê-nos uma chance pelo menos de fazer parte da Entrevista. Concordam comigo??
  6. Marcelo disse:
    hj essa juventude ñ querem nada com nada, convoquem eles pra trabalhar no terceiro turno de uma empresa pra ver se eles querem, eles querem baladas bebidas e outras coisas mais.

Leave a Reply

Buscar
Dicas
Concursos Recentes
Dicas para Concursos