Concurso público: como eliminar a auto sabotagem

A auto sabotagem pode impedir a sua aprovação e o sucesso. Que tal eliminar este tipo de comportamento?

A auto sabotagem é capaz de paralisar nossas vidas, provocar medo, ansiedade e tornar mais difícil o sonho da aprovação. Estudar para concurso requer equilíbrio, firmeza, produtividade, mas existem fatores que prejudicam o desempenho. Por exemplo, você adia o início do seu estudo? Dá várias desculpas para si mesmo, para não estudar? Tem medo de encarar a prova? Foca em outras áreas da sua vida? Então, você pode estar se auto sabotando.

eliminar a auto sabotagem

Geralmente, as pessoas não tem consciência da auto sabotagem. Além de provocar prejuízo, a pessoa não sabe o que esta fazendo contra ela mesma e tende a culpar o destino por todas as coisas que acontecem ao seu redor. Desta forma, gera-se sentimento de dor, frustração, pena e postura de vítima.

O auto sabotador cria uma imagem negativa de si mesmo e um teor com as circunstâncias passadas e negativas, e com o tempo a mente tende a criar limitações e impede a pessoa de tomar atitudes e ter iniciativas. É difícil encarar o novo, o ser humano é resistente a mudanças, por isso, é comum as pessoas continuarem com os mesmos padrões de comportamento. Crenças negativas também controlam e limitam a capacidade de escolha. Como eliminar a auto sabotagem?

Cada um traz dentro de si as suas histórias, experiências e vivências. Para eliminar a auto sabotagem, a pessoa deve, inicialmente, ser uma boa observadora de si mesmo e identificar os comportamentos, que devem ser eliminados.

Desta forma, é preciso refletir sobre o que a impede de mudar, encarar os desafios. Você realmente estuda? Você tem medo de que exatamente? Você encara o estudo com determinação e otimismo? Qual a sua postura?

O primeiro passo é refletir sobre estas questões. Separe um tempo para você, anote e faça questionamentos a si mesmo. O que esta te atrapalhando a estudar? Por que você erra as questões da prova?

Lembre-se de que ficar reclamando, não vai adiantar ou mudar a situação. O novo dá medo, causa frio na barriga, te faz sair da zona de conforto, mas será que não é a solução para os seus problemas?

Além disso, muitas pessoas têm dificuldade em encarar o sucesso. Quando você conseguir a sua aprovação, a sua vida vai mudar, para melhor. Será que você tem medo disso? Foque no seu sonho e mude o padrão do seu comportamento. Supere as crenças limitantes e desperte o seu potencial. E se precisar de ajuda, procure por um profissional.

Recomendamos

Comente