Concurso Público: não foque apenas no resultado

Sabia que focar no resultado tende a gerar mais estresse, nervosismo e ansiedade, além de desviar a atenção do seu real objetivo? Veja dicas!

Um dos maiores erros de estudantes de concursos públicos é focar no resultado. Como assim? Ao almejar apenas o objetivo e concentrar a energia nele, isso gera ansiedade, nervosismo e muita tensão e como, consequência, o foco é perdido. Desta forma, é fundamental dirigir as energias em “Como” alcançar a aprovação.

Foque nas situações que você tem controle

Você tem 50% de chance de passar ou não no concurso. Não há garantias que realmente vai conseguir obter a sua classificação. Assim, não se desgaste em perder tempo com situações que você não tem controle. Foque em “como” atingir o que deseja por meio de um planejamento adequado.

Você tem controle do seu planejamento, das matérias que tem que estudar e da forma que encara a sua rotina. Se você cumprir as suas metas, o resultado aparece como consequência do seu esforço e dedicação. Além disso, isso vai gerar menos ansiedade durante a maratona de estudo.

Busque ser o melhor a cada dia

O foco principal deve ser em si mesmo, ou seja, busque ser melhor a cada dia. Não perca tempo ou energia pensando em concorrência, poucas vagas, entre outros fatores. Assuma o que deseja para si mesmo e pare de dar desculpas ou justificativas. Lembre-se de que há situações que você não pode mudar, mas a forma como as encaras, pode. Diga sim para o que quer e mantenha atenção no que realmente tem controle.

Você vai fazer o planejamento? Como fará ele? Busque se organizar da melhor forma possível, para não perder a direção dos seus objetivos.

Foque em fazer uma boa programação de estudo, distribuição das disciplinas, carga horária de cada conteúdo que deve ser visto e a forma de estudo. Estipule metas diárias para serem cumpridas.

O resultado aparece como consequência!

O candidato que estuda de forma organizada, planejada e com muita atenção, o resultado aparece como consequência. Portanto, a partir de hoje não fique perdendo tempo pensando apenas na sua aprovação, e foque a sua energia como alcança-la.

Ao mudar seu foco para a palavra “como”, você vai estudar melhor e com mais tranquilidade, principalmente. Lembre-se de que você não tem garantia da sua aprovação, mas você pode controlar os seus atos, atitudes e agir para conseguir o que deseja.

Por isso, estude com afinco e muita dedicação. Foque no que você tem controle, a fim de melhorar e aperfeiçoar os seus resultados, para conseguir o que almeja.

Recomendamos

Comente