Estudando para concurso? Veja alimentos que podem prejudicar a memória!

Você cuida da sua alimentação no dia a dia ou não? Confira alguns itens que devem ficar fora do seu cardápio.

A alimentação saudável é uma aliada para quem esta encarando a maratona dos concursos públicos. Os alimentos auxiliam no estímulo do aprendizado, memória e combate ao estresse. O que você esta comendo? Sabia, por exemplo, que as comidas tem influência no sistema nervoso? Uma dieta equilibrada ajuda a preservar a memória, a combater os radicais livres e também oferece vitaminas para o cérebro. Porém, uma alimentação inadequada e pouco nutritiva pode prejudicar o cérebro a armazenar informações.

Não é fácil encarar a rotina de estudo para concurso público: leitura, revisão, exercício, aula, entre outros. Mas, como gravar tantas informações e detalhes? Como manter tudo na memória de curto e longo prazo? Para isso, existem várias técnicas como revisão por fichas, anotações, mapas mentais, mnemônicos, ou seja, cada pessoa tem a sua própria forma de gravar.

Além de encarar a rotina, é fundamental cuidar da alimentação, porque ela pode ser sua aliada ou inimiga. Que alimentos fazem parte do seu cardápio no dia a dia? Existem muitos que podem prejudicar a memória, e, consequentemente, atrapalhar e afetar de forma negativa o desempenho.

Um deles é a gordura saturada. Em quantidade excessiva, elas podem estimular um processo inflamatório e afetar o funcionamento das células nervosas. Desta forma, a pessoa pode acabar tendo dificuldade para reter informação. Portanto, antes da prova, evite alimentos que tenham gordura saturada.

Outro que deve ser mantido longe do cardápio é o açúcar, que é o queridinho de muitas pessoas. O alimento é responsável por aumentar a produção de insulina, o que promove reações químicas que podem afetar as células cerebrais e como consequência a memória. Por isso, antes da prova, evite excesso de açúcar, ok? Lembre-se de que tudo em excesso pode ser prejudicial para o organismo.

Na véspera da prova, você gosta de sair para tomar uma cerveja gelada e relaxar com os seus amigos? A bebida alcoólica pode afetar a sua memória, sabia? A substância consegue roubar o lugar da glicose nas células nervosas e, assim, não oferece a mesma quantidade de energia, afetando vários tipos de processos como, por exemplo, a memorização. Desta forma, evite beber na véspera da prova e busque relaxar de outras maneiras. Deixe para tomar uma cerveja gelada após a prova ou comemorando a sua aprovação no concurso.

Portanto, mantenha uma rotina equilibrada, com uma dieta saudável e com atividades físicos. Isso faz a diferença para os seus resultados e produtividade.

Recomendamos

Comente