Recolocando-se no mercado depois dos 45 anos

Perder o emprego por qualquer que seja o motivo já é assustador pela insegurança que essa situação gera. O salário, os benefícios e a tranquilidade de saber que não há mais data certa para entrada de dinheiro. Perder o emprego depois dos 45 anos, no Brasil, é mais assustador ainda pois nosso mercado de trabalho apresenta-se de maneira cruel para os profissionais dessa faixa etária.

Essa situação é desconfortante porque a concorrência com jovens recém formados ou em formação parece desleal. Eles podem trabalhar tanto quanto ou mais, ganhar menos e ainda contam com a vantagem de ser normalmente mais antenados nas tecnologias usadas pelos mercados de trabalho. Em tempos de informação veloz e de um mundo quase plano pelas tecnologias desenvolvidas, é preciso que os profissionais com essa idade tenham certos cuidados na tentativa de minimizar os efeitos de ficar desempregado nesse momento da vida. Seguem abaixo algumas dicas para esses profissionais:

Mantenha-se atualizado. Recicle seu conhecimento participando de cursos, workshops e se puder, procure os serviços de um headhunter.

Disponibilize-se para empresas como prestador de serviços. É mais interessante que você uma sua experiência com o baixo custo que um prestador de serviço tem frente a um funcionário registrado.

Procure empresas de pequeno porte para sua recolocação. Elas geralmente precisam da sua experiência mas nem sempre contam com suporte financeiro para contratar profissionais recém formados que necessitam de treinamentos e cursos.

Seja fluente no inglês, tenha uma pós graduação e mantenha-se estudando. Fazer contatos é fundamental para quem precisa se recolocar.

Atualize seu currículo sempre, ele é seu documento mais importante nessa busca. É o primeiro contato entre você e a empresa que o recebeu.

Cadastre seu currículo em sites confiáveis.

Pesquise sobre empresas de pequeno e médio porte para enviar seu currículo.

Esteja aberto a aprender e interagir com profissionais mais jovens e com o time diferente do seu. Eles têm muito a acrescentar e representam grande parte do mercado de trabalho em todas as áreas.

Boa sorte!


Concursos Abertos em Destaque

ConcursoInscrições atéVagas
Concurso DEPEN 201515/05/2015Várias
Concurso Fuzileiro Naval 201621/05/20151860
Concurso IFTO 201519/06/2015Várias
Concurso BANESTES 201525/05/2015Várias

3 Comentários

  • gostariade volta ao mercado de trabalho póisa trabalho no ramo de consiguinado como autonimo att

  • Há sei meses fiquei desempregada com meus 45 anos. Ao procurar emprego me senti como uma velha na(idade) o que valeu a minha experiencia no mercado de trabalho por esses anos. Nunca fiquei desempregada, por muitos anos em uma mesma empresa. Agora…………… a idade é um obstaculo

  • SOU ENFERMEIRA. Á MAIS DE QUINZE ANOS COM EXPERIENCIAS PROFISSIONAIS EM VARIAS AREAS HOSPITALARES PRINCIPALMENTE EMERGENCI E UTI ADULTO.
    HOJE ESTOU COM CINQUENTA ANOS,IDADE ESTÁ QUE NÃO APRESENTO,MUITO SAUDAVEL, MAS A UNICA COISA QUE PRECISO É DE TRABALHAR.

Comente